O que é importante na fotografia de interiores?
Fotografar um ambiente é muito diferente de fotografar pessoas ou objetos. A fotografia de interiores é muito mais técnica do que parece. Um mesmo ambiente pode parecer menor, mais escuro e menos atraente se fotografado de maneira inadequada. Mas então o que se deve observar para avaliar o portfólio de um fotógrafo de interiores?
Linhas
É muito importante manter as linhas verticais e horizontais em ângulos retos, ou seja, a foto deve estar nivelada, como um quadro na parede. Isso evita distorções que alteram as proporções dos objetos e dos móveis utilizados na decoração. Manter a fotografia mais 'correta' torna a imagem mais fiel ao que o olho humano vê ao entrar em um ambiente.
Luz
Nem todos os ambientes possuem iluminação adequada para uma bela fotografia, mas tratando de fotografia de interiores, existem artifícios para 'clarear' ambientes com pouca luz, e equilibrar a luz em ambientes excessivamente claros. Amenizar os contrastes de luz possibilita uma melhor visualização do ambiente.
Organização
Um bom fotógrafo de interiores deve alertar sobre a disposição de objetos, alinhamento, organização do ambiente. A produção é de responsabilidade do arquiteto ou designer de interiores, mas a forma como o objeto aparecerá na fotografia é algo que deve ser conversado na sessão de fotos, assim ajustes podem ser feitos para que a fotografia fique mais harmônica.
Ângulo
As pessoas em geral (exceto as crianças) vêem os ambientes a partir de um intervalo médio de altura (1,50 m a 2,00 m), isso faz com que estejamos mais acostumados e visualizar e entender os ambientes ao nosso redor a partir deste ponto de vista. Tudo que é conhecido é mais confortável e mais fácil de entender. A fotografia de interiores deve 'imitar' a visão do olho humano para oferecer melhor leitura do ambiente e trazer maior conforto visual. Ângulos baixos servem exclusivamente para ênfase em revestimentos do piso ou tapetes. Ângulos muito altos só favorecem a visualização de ambientes com pé direito duplo ou maior.
Cor
Ao contrário da fotografia de moda, ou de pessoas, onde o uso de tonalização é mais arbitrário, ou artístico, na fotografia de interiores o que se busca é o retrato fiel da cor empregada no projeto. Assim, as fotos de um mesmo ambiente devem ter os mesmos tons entre si, e devem reproduzir o que o olho humano enxerga ao entrar no ambiente. A luz deve ser trabalhada para visualizar o ambiente com precisão, já a cor deve ser trabalhada para trazer o que foi idealizado no projeto.
Gostou ?
Siga-nos no Instagram W&W Fotografia Interiores
Veja mais novidades também em nossa página do Facebook
Precisa de um fotógrafo para o seu projeto de interiores, entre em contato conosco!
Erika Waldmann é fótografa de arquitetura e interiores na cidade de São Paulo e arredores. Gosta de arquitetura tanto quanto gosta de gente. Na dúvida resolveu fotografar os dois. Adora um horizonte nivelado e sempre arruma o quadro torto na parede. Faz do trabalho um prazer e deste prazer seu ganha-pão.